quarta-feira, 25 de maio de 2016

Proficiencia e Certificaçao

Voce fala outra línguas com fluência? Em que nível está o seu inglês para colocar em seu currículo, básico, intermediário, avançado?? Você realmente está aprendendo o idioma no curso em que está fazendo ou apenas completando os livros???
Estas são algumas de muitas perguntas que nos fazemos à respeito do nosso conhecimento sobre uma língua estrangeira. E para responde-las a chave é o "Certificado de Proficiência".

O "Certificado de Proficiência" é um título emitido por uma Instituição competente na língua em que você estuda, após a validação de seu conhecimento através de aplicação de um teste, o mesmo avalia o seu nível nas distintas habilidades (skills) necessárias ao uso da língua: ler, escrever, ouvir e falar. Os certificados de proficiência são geralmente solicitados em situações formais de postulações a cursos acadêmicos ou empregos públicos e privados em países estrangeiros, pois representam uma avaliação imparcial de seus conhecimentos e o aval de um órgão competente que realmente entende da língua.
Existem diferentes títulos de proficiência até mesmo para uma mesma língua e uma mesma instituição emissora, e cada país, empresa ou área de atuaçao demanda a versao que mais se enquadra em sua necessidade. Para o inglês, estão entre os mais requisitados o TOEFL e o TOEIC, da ETS (Education Testing Service - https://www.ets.org) , ambos requisitados principalmente nos EUA, sendo o primeiro voltado ao ambito educacional e o segundo mais ao mundo dos negócios. A Cambridge English (http://www.cambridgeenglish.org) é outra instituição renomada presente no mundo todo que oferece distintas opções para testar sua proficiencia no inglês, dentre elas o Ielts, solicitado normalmente no Canadá e países pertencentes ao Reino Unido (Austrália, Nova Zelândia, etc) para postulações a programas de emigraçao. E também a possibilidade de ir prestando diversos níveis de exames de acordo ao CEF (Common European Framework), na seguinte ordem, KET, PET, FCE, CAE e CPE.
Marco Comum Europeu - A1,A2,B1,B2,C1,C2
Para equalizar e padronizar distintos cursos e materiais didáticos de línguas estrangeiras a Europa definiu o CEF, este quadro comum ajuda a identificar os distintos níveis de proficiencia de uma lingua, bem como demarcar estágios de distintos materiais didáticos de diferentes editoras. Esta convençao é adotada pela Cambridge na ultima modalidade apresentada acima e também pelo Instituto Cervantes na certificação do Espanhol DELE (Diploma de Espanol como Lengua Extrangera - http://dele.cervantes.es), bem como a Aliança Francesa para o DELF. A escala é dividida em seis níveis, que vai de A1, o mais básico, a C2, proficiente. Em geral, a exigência para estudo no exterior é do nível B2 (equivalente ao intermediário avançado) ou os dois níveis acima dele, que são o C1 (fluente) e o C2 (nativo).
Duolingo e Google
Recentemente o Google resolveu investir no mundo das língua e adquiriu a plataforma de aprendizado de línguas em formato de games, o Duolingo. A pretensao do Duolingo é ser uma instituiçao referencia para testificar proficiencia nas diferentes línguas em que operar, e onde tem dedo do Google...

Portanto, na hora em que quiser provar sua proficiencia ou escolher um curso de línguas procure saber se a instituição de ensino promove algum link com estas certificações, oferecendo preparativos para o exame ou até mesmo se são instituicoes credenciadas para oferecer o exame em suas dependencias, é um excelente diferencial e às vezes até requisito fundamental se voce tem maiores pretensoes com o estudo da língua. Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário